Missões
Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte. Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo com o que cada um fizer. (Pv 24:11,12 NTHL)
O texto acima narra um período monárquico, onde os homens impiedosos que eram inimigos pessoais, como também homens que faziam parte do setor judiciário, aprisionavam e maltratavam até a morte homens e mulheres com requinte de crueldade, isso sem fazerem uso da lei que exigia duas ou três testemunhas para acusar ou absorver as vitimas, muitas dessas vitimas eram inocentes. O texto ainda nos mostra sábios conselhos que não só era valido para parentes e amigos, mas até aos estrangeiros que tivessem conhecimento da inocência da vitima, eles eram comissionados a livrá-las da condenação sem hesitação, sem desculpas, pois Yahweh perscruta os corações, e recompensariam a cada um segundo as suas obras.
Sem duvida a bíblia está repleta de exemplos de obra missionária a começar pelo antigo testamento fazendo destaque de um exemplo clássico, “a libertação de Israel”. A libertação de Israel a través de Moises é o que podemos chamar de tipologia Bíblica. (tipologia É o estudo de acontecimentos, figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais.) A escravidão de Israel no Egito e a forma com que eles eram afligidos pelo novo governador do Egito narrado em êxodo capitulo um, é tipo da escravidão da opressão executada pelo o inimigo de nossas almas, a saber, satanás, que escraviza e massacrada sem misericórdia a humanidade. Moises é um tipo de cristo, como também uma figura tipológica dos missionários, que como ele foram chamados capacitados e enviados para libertar os oprimidos e escravizados pelo pecado.
Não devemos ser indiferente com o nosso chamado e com as almas perdidas, pois grande é o galardão e o gozo das obras, e no que tange a ganhar almas perdidas o gozo e o galardão já começa aqui, vendo a humanidade liberta das hostes infernais, lembremos do que disse Jesus na parábola da ovelha e da dracma perdidas, que há alegria no céu quando um pecador se arrepende; que os amados leitores entendam que temos participação nessa alegria no céu, pois fomos enviados por Deus com ajuda do Espírito Santo levar ao homem a palavra de arrependimento libertando-os das drogas, do álcool, da prostituição e da idolatria e quando isso acontece é sinal que obedecemos ao ide de Jesus Cristo.
Dc. Warner Lisboa